4 R’s da Sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar - FUNVERDE (2024)

A necessidade contínua de revisar a interrelação “homem-ambiente”, engloba o envolvimento de governantes, setor privado, mídia, comunidade científica e a sociedade civil, como um todo.

Nessa perspectiva, tem surgido inúmeras ações frente à crise ambiental, como o jornalismo ambiental e a educação ambiental, por exemplo, que visam principalmente desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conservação dos recursos naturais e melhoria do meio ambiente.

A partir da Conferência das Nações Unidas sobre o meio Ambiente e Desenvolvimento (também conhecida como RIO 92), foi escolhida três palavras para incentivar atitudes mais sustentáveis: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Pouco tempo depois surgiu o quarto “R” (Repensar), com o objetivo de reforçar a importância de analisar hábitos de consumo (Walmart Brasil, 2016).

A expressão sustentabilidade vem sempre associada a uma maior conscientização sobre as diferentes formas de preservar o meio ambiente, estabelecendo-se, assim, um vínculo direto com a política dos 4R’s. Esta abreviação corresponde às quatro (04) medidas práticas a serem adotadas pelas pessoas, com vistas à melhoria do meio ambiente e promoção da sustentabilidade.

1- Repensar:corresponde à atitude que tomamos e que tem consequência direta em nossas vidas e ao meio ambiente. Assim, deve-se sempre reavaliar e mudar a postura. Nesse sentido, cabem indagações, como: os gastos com a energia são compatíveis com as suas necessidades, ou há exageros? Você consome só o que precisa? Ou também compra por impulso? Você abre mão de usar o carro por alguns dias? Na verdade, não se trata de deixar de fazer as coisas, mas sim de fazer de uma maneira que melhore a qualidade de vida e respeite o meio ambiente.

2- Reduzir:refere-se ao ato de diminuir o lixo e também a emissão de poluentes, a partir de um consumo mais consciente e poupador de recursos naturais. Se atentarmos para as compras que realizamos no cotidiano e nos serviços que contratamos, poderemos perceber que muitas vezes adquirimos coisas que não precisamos ou que usamos poucas vezes.

Como ações práticas, estas podem ser resumidas essencialmente em:

a)uso econômico da água uso sem desperdício, não usar água para lavar calçadas ou ruas (evitar o uso condenável de “vassouras hidráulicas”), fechar a torneira quando estiver escovando os dentes ou ensaboando as mãos, e ficar atento a qualquer vazamento na rede de água, interna e/ou externa;

b)economia de energia usar energia limpa (solar e/ou eólica) no aquecimento interno das casas, instalando sensores para evitar desperdícios. Também, dar preferência para as lâmpadas LED, que oferecem grandes vantagens principalmente em termos de durabilidade e economia, além de que não possuem metais pesados (chumbo e mercúrio) em sua composição, causando assim, menor risco ambiental.

c)economia de combustíveis fazer percursos a pé ou de bicicleta, o que gera economia financeira e de recursos naturais, com ganhos para a saúde e redução de poluição do ar;

d)criar soluções inteligentes e poupadoras, como: produzir seus próprios temperos, cultivando hortas caseiras; usar embalagens recicláveis (papel ou papelão); exercitar a compra a granel, o que vai reduzir as embalagens descartadas.

3- Reutilizar:descartamos muitas coisas que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Reutilizar contribui não só para a economia doméstica, mas também para o desenvolvimento sustentável do planeta. Sabe-se que tudo que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima, assim, ao jogarmos algo no lixo, estamos desperdiçando também a energia que foi usada na fabricação (combustível usado no transporte e matéria prima empregada). Deve-se considerar, ainda, que objetos descartados de forma incorreta, poderá poluir o meio ambiente. A doação também pode ser boa alternativa, tanto a quem precisa quanto à proteção ambiental.

Como ações práticas, resumidamente, cita-se:

a)potes e garrafas pet podem ser usadas como vasos de plantas;

b)usar a impressão dos dois lados do papel e só imprima se for realmente indispensável;

c)móveis (armário, guarda-roupa, sofá, estante, mesa e cadeira) quebrados não precisam ir parar no lixo. Podem ser consertados ou doados;

d)computadores, impressoras e visores podem ser doados para uso em entidades sociais, pessoas carentes;

e)aproveite cascas, frutas e legumes danificados para incorporá-los ao solo;

f)aumente a vida útil de livros, jornais e revistas, trocando-os com amigos.

4- Reciclar:esta ação transforma um objeto usado em um novo produto, que pode ser igual ou diferente. Esta prática resulta em economia de matéria-prima, que é retirada da natureza, isto é, procedimento poupador de recursos naturais. O primeiro passo é proceder a coleta seletiva em sua casa, separando o lixo orgânico do reciclável (plástico, metais, vidro, papel), além de resíduos perigosos (pilhas, lâmpadas, medicamentos, material de limpeza, tinta de cabelos e outros produtos químicos, igualmente danosos ao meio ambiente e à saúde humana).

Cerca de um terço do lixo produzido corresponde aos materiais que podem ser reutilizados, gerando ganhos financeiros e novos empregos, além de que a prática de reciclagem contribui positivamente para a redução do volume de lixo que vai para os aterros sanitários. Processo que pode ser considerado como “ganha-ganha”, isto é, tanto a população quanto o meio ambiente são fortemente beneficiados.

Como considerações finais, pode-se dizer: é preciso inverter a pirâmide, ou seja, colocar em prática a desejável política dos “4 Rs” (Repensar, Reduzir, Reusar e Reciclar) e não continuar produzindo e gerando mais resíduos, deixando que “alguém” assuma a responsabilidade de tratar e dispor adequadamente.

Todas essas práticas não só reduzirão o volume de resíduos gerados diariamente, mas também permitirão o exercício de reuso e reciclagem, culminando em um gerenciamento mais eficiente dos resíduos. São atitudes simples e viáveis que podem ser incorporadas cada vez mais no dia a dia, a fim de proteger o ar, o solo e a água, bem como a preservação de grandes extensões de cobertura vegetal (ou florestas nativas), trazendo como consequência melhores condições de saúde humana, qualidade de vida e saúde ambiental.

Fontes

PENA, R. A.Sustentabilidade.

PEREIRA, L. C.; TOCCHETTO, M. R. L. Resíduos: é preciso inverter a pirâmide – reduzir a geração!Portal Gestão Ambiental, 17 de setembro de 2004.

CARTILHA PENSE BEM.Para ter atitudes verdes é preciso repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.Meio Ambiente produzida pela IPAS – Iniciativa Pró-Alimento Sustentável.

WALMART BRASIL.Saiba como colocar em prática os 4 Rs da sustentabilidade.

Lauro Charlet Pereira, Marco Antônio Ferreira Gomes,pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente.

Fonte – EcoDebate de 19 de dezembro de 2017

4 R’s da Sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar - FUNVERDE (2024)

References

Top Articles
Republic Day 2023 parade: All you need to know
Republic Day 2023 LIVE Updates: PM Modi Says Grateful For Egypt Prez for Gracing Parade; Grand Procession Concludes with Display of ‘Daredevil’ Feats - News18
12 Rue Gotlib 21St Arrondissem*nt
Huggies Size 4 Walgreens
Cremation Services | Mason Funeral Home serving Westfield, New York...
Lc Auto Sales Irving
M3Gan Showtimes Near Cinemark Movies 8 - Paris
Provider Connect Milwaukee
Rickrolling Link Generator
Craigslist Free En Dallas Tx
Solo Player Level 2K23
Stella.red Leaked
Log in or sign up to view
Navicent Human Resources Phone Number
Member Handbook 2021 | Ohio Medicaid Caresource | Member Handbook
Ta Travel Center Las Cruces Photos
Seafood Bucket Cajun Style Seafood Restaurant South Salt Lake Menu
Jacy Nittolo Ex Husband
Cappacuolo Pronunciation
Birmingham City Schools Clever Login
Leaf Blower and Vacuum Vacuum Hoses
9xMovies: The Ultimate Destination for Free Movie Downloads
Food King El Paso Ads
All Obituaries | Dante Jelks Funeral Home LLC. | Birmingham AL funeral home and cremation Gadsden AL funeral home and cremation
Paying Cash for Comics, Sports Cards, Collections, Honest - Respectful - wanted - by dealer - sale - craigslist
Uganda: The tiny flea making it painful for people to walk and work | African Arguments
Davias Grille
Lucky Dragon Net
Sold 4 U Hallie North
Cambria County Most Wanted 2022
South Bend Tribune Online
Wall Street Journal Currency Exchange Rates Historical
Erfolgsfaktor Partnernetzwerk: 5 Gründe, die überzeugen | SoftwareOne Blog
Tulare Lake’s ghostly rebirth brings wonder — and hardship. Inside a community's resilience
Dumb Money Showtimes Near Maya Cinemas Salinas
Shs Games 1V1 Lol
Active Dispatch Calls Escambia County
Rwby Crossover Fanfiction Archive
From Iceland — Northern Comfort: A Turbulent Ride Of Comedy
Miracle Child Brandon Lake Chords
Princeton Mn Snow Totals
DePaul joins nationwide pro-Palestinian college protests as encampment continues at University of Chicago
Theresa Alone Gofundme
1By1 Roof
Equine Trail Sports
Watch Races - Woodbine Racetrack
Central routs Northland in Wisconsin volleyball tournament - Central College Athletics
Craigslist West Valley
Toothio Login
Gunsmoke Noonday Devil Cast
Pay My Sewer Bill Long Island
Lottozahlen für LOTTO 6aus49 | LOTTO Bayern
Latest Posts
Article information

Author: Rob Wisoky

Last Updated:

Views: 5441

Rating: 4.8 / 5 (68 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Rob Wisoky

Birthday: 1994-09-30

Address: 5789 Michel Vista, West Domenic, OR 80464-9452

Phone: +97313824072371

Job: Education Orchestrator

Hobby: Lockpicking, Crocheting, Baton twirling, Video gaming, Jogging, Whittling, Model building

Introduction: My name is Rob Wisoky, I am a smiling, helpful, encouraging, zealous, energetic, faithful, fantastic person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.